Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Alunos do Senai e Sesi de Maracaju assistem palestra sobre os desafios da adolescência

26 set 2017 02:49:00

| Educação

Alunos do Senai e Sesi de Maracaju assistem palestra sobre os desafios da adolescência

Com objetivo de proporcionar uma visão sobre bullying, tabagismo e alcoolismo na adolescência, alunos do Senai e do Sesi do município de Maracaju assistiram a uma palestra com o psicólogo Getúlio Gideão Bauermeister. Com o tema “Adolescência e seus desafios”, o palestrante falou sobre os riscos do cigarro e as consequências da decisão de sair da casa dos pais. Participaram da palestra alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho e do curso Técnico em Administração.

O psicólogo Getúlio Gideão Bauermeister possui formação em “Master Practitioner em PNL” pelo American Board Of Neurolinguistic Programming da Califórnia, e é capelão hospitalar pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) UFMS e psicólogo pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), além de ser coordenador nacional do Psicólogos Sem Fronteiras.          

Para o aluno do curso Técnico em Administração Matheus Chiodi, o psicólogo fez uma ótima apresentação. “Foi uma ótima palestra para que todos pudessem adquirir conhecimento sobre assuntos da vida cotidiana que infelizmente muitas pessoas enfrentam. O psicólogo mostrou bastante disciplina em relação aos seus conhecimentos sobre a saúde”, avaliou.

Do mesmo curso, Vitoria Mariano achou a palestra excelente, pois aprendeu muita coisa sobre o quanto faz mal fumar. “Inclusive pode trazer sérias doenças que podem prejudicar muito a saúde das pessoas”, comentou. 

Para Olívia Vieira da Silva, do curso Técnico em Segurança do Trabalho, a palestra foi essencial para todos os participantes. “Todos puderam ouvir sobre a adolescência, ver o que faz bem e o que faz mal”, disse.

O gerente do Senai de Maracaju, Luis Patrikc de Andrade Soares, comentou a importância de abordar o tema diante das inúmeras mudanças da adolescência, além de ser um período marcado por escolhas determinantes para o futuro profissional. “A adolescência é uma fase diferenciada da vida, marcada por transformações profundas que vão além do corpo, alterando também a visão de mundo do indivíduo. Surgem novas experiências afetivas, escolhas profissionais, desafios e possibilidades para quem está adquirindo uma autonomia crescente e vive em um mundo a se desvelar”, afirmou. 

Quanto às decisões profissionais, Luis Patrikc de Andrade Soares acrescentou existir “uma pressão da sociedade e da família para que elas ocorram, aliados ao desejo de independência financeira e de aumento do seu poder de consumo. Essas escolhas são aliadas às possibilidades de cada família e à construção de um projeto de vida, que normalmente ainda não está claro. O apoio de adultos equilibrados nas reflexões sobre o trabalho como uma parte fundamental do projeto de vida e na identificação das habilidades e sonhos, contribui para que eles possam fazer escolhas mais assertivas”, pontuou. 

“Nessa fase, a família deixa de ser a única referência e a turma de amigos passa a ter um novo valor. Para os adultos, a convivência com adolescentes também pode ser desafiadora, pois muitas vezes eles se mostram rebeldes, distantes, ou intransigentes, e frequentemente nos deparamos com pessoas que não conseguem ter relações de qualidade com os jovens. Desencontros que podem gerar ausência de apoio dos adultos nessa fase tão importante da vida”, emendou. 

Com relação ao bullying, o gerente da unidade disse que “todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de ‘brincadeira’. Esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias”, finalizou. 

Assessoria

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube