Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Designer de Interiores Edna Araújo: A Importância da Iluminação Adequada nos Locais de Trabalho.

06 set 2018 00:31:00

| Colunista em Foco

Designer de Interiores Edna Araújo: A Importância da Iluminação Adequada nos Locais de Trabalho.

Quando eu iniciei meu curso, não imaginava quanta coisa abrangia minha profissão; uma delas é a iluminação, e me apaixonei pelo assunto!

Quando foi feita a primeira lâmpada, as pessoas ficaram impressionadas com o efeito que aquela descoberta fazia no ambiente, como ajudava nas tarefas diárias; e isso se perpetua até hoje. Cada vez mais temos novas formas de iluminar um espaço, criando diferentes cenários com diferentes materiais, como o LED que é a melhor opção atualmente no mercado, e deste podemos citar as fitas de led, spots, pendentes, arandelas, plafons e entre tantas outras.

É de extrema importância que nosso local de trabalho tenha uma iluminação adequada, para que as pessoas que trabalham ali continuem tendo uma boa rotina de produtividade; do contrário a iluminação inadequada pode afetar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, causando cansaço e stress. Sim, a luz artificial tem esse poder!

Um dos maiores erros é colocar luz demais nos lugares, sendo prejudicial à saúde dos olhos, pois o excesso de luz provoca uma maior evaporação da película lacrimal, o que causa um déficit na lubrificação dos olhos;  no outro extremo, quando se tem iluminação insuficiente, isso interfere nos níveis de trabalho, causando diminuição do ritmo de produtividade, numa menor percepção de detalhes, aumento de erros ao executar determinados trabalhos e elevação dos índices de acidentes do trabalho.

Locais de trabalho geralmente precisam de iluminação direta. Por isso, o mais indicado é uma luminária em cima da mesa, voltada para o computador ou para os livros. Se quiser induzir o raciocínio lógico e a agilidade, use lâmpadas brancas. Se quiser induzir a criatividade e a inspiração, lâmpadas amarelas.

Temperatura de lâmpadas para seu ambiente:

  • Branco Quente: 2600K a 3500K (Restaurantes, sala de jantar, sala de estar, quartos, etc);
  • Branco Neutro:  4000K a 4500K (Cozinhas, sanitários, etc);
  • Branco “Luz do dia”: 5000K a 5500K (Lojas, pontos comerciais, escritórios em geral, salas de aula, etc);
  • Branco Frio: acima de 6000K (Hospitais, produção industrial, clínicas e drogarias).

Quanto menor a temperatura a lâmpada (fria), mais ela trará a atenção, raciocínio, exaltar limpeza; já com uma maior temperatura (quente), ela trará maior aconchego, relaxamento, e calma.

Claro que juntamente com as lâmpadas, entram em conjunto todo o contexto de cores de paredes, materiais e cores dos móveis, brilho e cor do piso, e é claro, a decoração do ambiente.

Um projeto luminotécnico mal elaborado pode gerar desconforto e gastos desnecessários no futuro. Lembre-se sempre de buscar um profissional que possua o conhecimento necessário para garantir o melhor custo-benefício para o seu projeto, entre eles podendo ser Designers de Interiores, Arquitetos e Engenheiros.

Edna Araujo

Designer de Interiores  - Atuação no Escritório Anschau Engenharia e Interiores.

(67) 9 9602-5075

E-mail: di.ednaaraujo@hotmail.com

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube