Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Fisioterapeuta Anielli Menchik: Saiba tudo sobre Acidente Vascular Encefálico - AVE

25 ago 2017 11:09:00

| Colunista em Foco

Fisioterapeuta Anielli Menchik: Saiba tudo sobre Acidente Vascular Encefálico - AVE

O acidente vascular encefálico (AVE) é uma síndrome neurológica complexa que envolve o funcionamento cerebral decorrente de uma interrupção da circulação cerebral (AVE ISQUÊMICO) ou de hemorragia (AVE HEMORRÁGICO), constituem a maior causa de morte no Brasil e uma das três principais causas de mortalidade na maioria dos países industrializados.

O AVE pode ser causado por dois mecanismos:  A isquemia (85%) ou a hemorragia (15%).

O AVE isquêmico ocorre quando falta fornecimento de sangue no cérebro, causado pela formação de uma placa aterosclerótica (gordura) ou pela presença de um coágulo que produz a oclusão (sangue deixa de passar) de vasos cerebrais.

Já o AVE hemorrágico ocorre devido a uma ruptura de um vaso sanguíneo e consequentemente extravasamento de sangue (o sangue sai do vaso) causando uma isquemia pela falta de irrigação sanguínea, lesando (machucando) as estruturas cerebrais.

O acidente vascular encefálico (AVE) tem como alguns fatores de risco, o tabagismo, a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o sedentarismo entre outros.

As sequelas do AVE assim como a sua gravidade e o tempo de resposta ao acontecimento vão depender do local onde o AVE aconteceu. 

O paciente pode sofrer com sequelas motoras que são as mais comuns e que aparecem com mais frequência, sendo que o normal é a paralisia de um dos lados do corpo. É importante citar que o lado direito do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo e o lado esquerdo comanda o lado direito, logo se o AVE afetar o lado esquerdo será o lado direito do corpo a ficar paralisado.

As sequelas neurológicas são: perda de memória (podendo ser definitiva ou não), dificuldade em se expressar, dificuldade em falar, comer, engolir a própria saliva, paralisia facial, desequilíbrio, dificuldade na localização espacial e ainda uma sensação como se o lado em que está paralisado estivesse constantemente a ser queimado. 

E sequelas emocionais nesse grupo se engloba a depressão, impaciência, dificuldade nos relacionamentos, isolamento, revolta, e por ultimo a negligência do lado do corpo que está paralisado.

Existem alguns sinais que podem indicar um começo de AVE.


Quadro 1: Sinais de AVE

*cefaléia: dor de cabeça.

A fisioterapia tem um papel muito importante nessa etapa, sendo capaz de prevenir possíveis complicações, o que resulta em maior expectativa e qualidade de vida ao paciente.

Exercícios simples de movimentação junto com exercícios voltados ao fortalecimento e alongamento dos músculos, treino de equilíbrio e uma série de estímulos que visam o restabelecimento sensorial, são algumas atividades que a fisioterapia utiliza de acordo com o paciente. Com o progresso individual de cada um, as atividades iniciais podem ser modificadas, alcançando novos desafios até a recuperação do paciente.

A fisioterapia procura manter o paciente e seus familiares envolvidos na recuperação da doença. Para isso, é importante o serviço de fisioterapia domiciliar, por trazer comodidade a todos os envolvidos na reabilitação do paciente. A fisioterapia domiciliar tem por objetivo restaurar a identidade física, pessoal e social dos pacientes, sempre no conforto e na praticidade de suas próprias casas.

É importante ressaltar que o processo de reabilitação parcial ou completo é gradual e está relacionado com o tipo de lesão e sequelas do AVE e que variam de paciente para paciente. Com a atuação precoce, bem direcionada e eficaz do tratamento fisioterapêutico, o paciente pode retornar, gradativamente, à sua independência na realização de suas atividades.

Procure-nos para saber mais.

Anielli Menchik Mello

Crefito - 13 - 237802-F

Clínica Corpo em Movimento

Fisioterapia Especializada

Rua Dracena, 2620, Centro, Maracaju – MS.

Fone: (67) 3454-3861

Celular: (67) 9 9940-9568

Email: fisioterapeutaanielli@hotmail.com

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube