Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Formado em Administração, Lenilso Carvalho Antunes demonstra competência e preparo técnico para o cargo de Secretário de Fazenda e Administração e enriquece a gestão de Maurílio Azambuja no município.

05 fev 2018 13:57:00

| Entrevista em Foco

Formado em Administração, Lenilso Carvalho Antunes demonstra competência e preparo técnico para o cargo de Secretário de Fazenda e Administração e enriquece a gestão de Maurílio Azambuja no município.

Secretário Lenilso concedeu entrevista exclusiva e destacou seu sentimento de gratidão pela escolha de seu nome para a função e enalteceu responsabilidade administrativa de Maurílio Azambuja.

Entrevista em Foco - Exclusivo

Redação

A equipe de reportagem do “Maracaju em Foco” esteve na última sexta-feira 02-02 no gabinete do Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho Antunes, o mesmo concedeu uma entrevista exclusiva ao portal de notícias e ainda contou um pouco de sua história de serviços prestados a cidade, Lenilso é formado em Administração pela Unigran, registrado no Conselho Regional de Administração, além disso, conta com uma experiência de mais 24 anos atuando dentro da Prefeitura de Maracaju.

Lenilso foi o novo nome da Secretaria de Fazenda, assumindo a pasta nessa terceira gestão do Prefeito Maurílio Azambuja (PMDB) no município, recentemente assumiu também a Secretaria de Administração, onde trabalhando com o auxílio de uma competente equipe tem mantido as metas planejadas e projetadas pelo prefeito para a cidade.

O município de Maracaju se destaca em nível de estado, por manter a folha de pagamento em dia, fato que muitos ainda sofrem no estado, devido à grave crise econômica no qual o país está atravessando e também pela ausência de planejamento, além disso, Maracajumantém as contas equilibradas, possibilitando assim novos investimentos na cidade, o fato de ser formado em Administração, ou seja, extremamente apto e preparado para o cargo, não envaidece Lenilso, que agradeceu a oportunidade do Prefeito Maurílio, por estar em um cargo onde geralmente são indicações políticas, sem o devido preparo técnico, visando manter alianças partidárias e cumprir acordos, tal fato, não ocorre na cidade, conforme o próprio Secretário Lenilso nos relatou.

Uma das marcas registradas do Secretário de Fazenda e Administração Lenilso é a pontualidade, medida o qual chama de respeito ao fornecedor, político e também a população, ou seja, qualquer pessoa que necessite de atendimento em seu gabinete, porém, visando atender a todos e sem a morosidade de uma longa espera, trabalha com horários marcados e conforme experiência da equipe de reportagem, cumprido devidamente a risca.

Confira o bate papo completo do Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho Antunes com o Maracaju em Foco.

Maracaju em Foco: Gostaríamos de conhecer um pouco de sua história dentro da Prefeitura de Maracaju, já que não foi um funcionário que surgiu dentro da atual gestão, tendo uma experiência de vários anos na cidade.

Lenilso Carvalho: Inicialmente quero destacar a satisfação de estar recebendo o Maracaju em Foco, sejam muito bem vindos. Ingressei na Prefeitura de Maracaju em 1993, sendo que em 1 de Setembro de 2018 irei completar 25 anos dentro da administração pública, estive afastado apenas no período de 2009 a 2012 da Prefeitura de Maracaju, porém, me mantive envolvido com a administração pública, realizando assessorias em outras prefeituras do estado. Minha efetivação ocorreu em meados de 2000, no mandato do então prefeito e atual Governador Reinaldo Azambuja, sou concursado como assistente administrativo, sendo que o meu maior tempo trabalhado na Prefeitura de Maracaju foi como Diretor do Setor de Licitação e Contas Públicas trata-se de uma área que sempre gostei, trabalhei e me dediquei, sempre destaco ao Prefeito Maurílio que ali está o coração da Prefeitura.

Dentro desses 25 anos de Prefeitura de Maracaju tive o prazer de realizar muitas amizades e com o decorrer do tempo vamos obtendo uma experiência em diversos setores como a contabilidade e o setor administrativo. Dentro da Secretaria de Fazenda naturalmente acabamos nos envolvendo com todos os setores da administração e no final do segundo mandato do Prefeito Maurílio, recebi o convite carinhoso para assumir a Secretaria de Fazenda e fazer parte da equipe de primeiro escalão da gestão municipal, e ainda no decorrer de 2017 acumulei o cargo de Secretário de Administração.

E estamos trabalhando das seis da manhã às seis da tarde, visando atender os fornecedores, servidores e a população da melhor maneira possível e que eles necessitam por parte de um secretário.


Formação superior em Administração traz preparo para sua função, destaca Lenilso - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Formado em Administração, gostaríamos que destacasse a importância dessa formação e um pouco da história dela em sua carreira profissional dentro da Prefeitura e na gestão pública.

Lenilso Carvalho: Iniciei minha formação superior por volta de 1994, cursando dois anos presencialmente na Unigran, e posteriormente retornei encerrando meu curso na mesma instituição na forma não presencial. Observei que estava dentro de um excelente curso, e assim consegui obter meu diploma de curso superior e por fim me registrei no Conselho Regional de Administração, sendo apto a exercer minhas funções. A administração é uma área que gosto e estou muito feliz por ter a oportunidade de me manter nessa área, a administração esta ligada diretamente a gestão pública.

Com essa formação e minha experiência adquirida com o passar dos anos, obtenho uma coisa muito importante que é a tranquilidade para trabalhar juntamente com o Prefeito Maurílio, entro e saio diariamente deste gabinete com a mente tranquila, por estar também ciente que a cada dia estou tentando fazer o meu melhor, obtendo novos conhecimentos e aprendendo ainda mais.

Maracaju em Foco: Atualmente a frente de duas importantes pastas do município, Secretaria de Fazenda e a de Administração, visando trazer essa informação à população, pode citar as principais funções de cada uma das pastas de sua responsabilidade?

Lenilso Carvalho: Vou iniciar pela Secretaria de Administração, por ser uma das mais recentes que assumi, essa pasta é responsável por toda a estrutura da folha de pagamento dos servidores, sejam eles ativos e inativos, atualmente o município de Maracaju conta com 1.800 funcionários entre efetivos e contratados, ou seja, o maior empregador dentro da cidade, fazendo com que a cidade tenha renda, auxiliando o giro da economia, beneficiando o comércio, além disso, temos os setores do Departamento de Recursos Humanos, Setor de Patrimônio, Setor de Protocolo, ainda os vigilantes e manutenções, sendo tudo isso a cargo da Secretaria de Administração, mas claro, não é tudo solucionado pelo secretário, temos uma equipe atual extremamente capacitada que tem larga experiência em Prefeitura e outra que está entrando para somar com nossa equipe.

Já a Secretaria de Fazenda, como todos sabem é o tesouro do município, e sempre destaco ao Prefeito Maurílio que realizamos uma gestão, não somos banco e não temos recursos sobrando, infelizmente as dívidas são sempre maiores que as receitas, devido ao fato da receita ser oscilante, atualmente os maiores repasses são o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) do Governo Federal e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Governo Estadual e temos ainda a receita própria da cidade com um valor inferior das anteriores. A finalidade da Secretaria de Fazenda é realizar o controle orçamentário de todas as secretarias do município, atualmente juntamente com o Prefeito, lidamos com total tranquilidade com todos os outros secretários, pois desde que assumi a pasta, determinamos que não é possível cada secretário realizar os seus gastos, ou seja, atualmente cada investimento a ser realizado em determinado setor, antes tem que ser passado e discutido com a Secretaria de Fazenda, pelo motivo de confirmar a disponibilidade de recursos financeiros, não adianta determinada secretaria realizar diversos investimentos sem este planejamento, pois a Secretaria de Fazenda não conseguirá cumprir.

A excelente saúde financeira do município de Maracaju, sendo destaque no estado, somente é possível devido ao planejamento, por isso estamos conseguindo cumprir nossas obrigações, somente fazemos investimentos quando há os recursos para pagar esses investimentos.


Investimentos na saúde são superiores ao determinado em lei e isso reforça aprovação de Maurílio - Foto: Divulgação

Maracaju em Foco: Como tem buscado manter um relacionamento com os fornecedores do município? Sabemos que com a dificuldade das receitas e a crise econômica nacional há as dificuldades para cumprir todos os fornecimentos de itens para o atendimento a população.

Lenilso: Quanto aos fornecedores do município e os de fora, que com seus itens comercializados, fazem os serviços se manterem para a população, busco dar um tratamento diferenciado para eles atualmente, e isso tem sido elogiado por diversas pessoas. Com minha experiência na Prefeitura, busquei implantar na Secretaria de Fazenda um planejamento, atualmente, não existe nenhuma pessoa esperando para ser atendida, trabalho com agendamento de horário, visando atender no dia e hora agendada previamente.

Atualmente há um sistema que, quando realizamos o pagamento para a empresa, a mesma é informada via telefone e dentro de alguns meses implantaremos um sistema no qual os empresários serão cadastrados e receberão um aviso através de SMS da disponibilidade do pagamento em sua conta bancária, isso visando informar no ato do recebimento. O Ano de 2017 foi muito difícil, a nível nacional e isso refletiu diretamente nos municípios, significativamente, neste ano vamos tentar diminuir quaisquer atrasos, no ano passado, por exemplo, nossa receita de ICMS era a mesma do ano de 2015, e as despesas de lá para cá somente aumentaram.

Buscamos manter os pagamentos dos fornecedores em dia, mas devido às receitas oscilantes, naturalmente vamos buscando atender as prioridades, como sabe uma determinação do Prefeito Maurílio é o cumprimento em dia e atualmente de forma antecipada do pagamento dos funcionários, Após o cumprimento dessa etapa, vamos organizando os fornecedores, priorizando ainda os encargos sociais e com a previdência, que são obrigações do município e ainda o repasse da Câmara Municipal e Hospital Municipal, sendo que o Hospital Soriano Corrêa é priorizado por uma determinação do Prefeito Maurílio, que é a saúde em primeiro lugar.

Apenas para conhecimento, o repasse ao nosso Hospital no período de 05 de Dezembro a 05 de Janeiro foi de R$ 1.525.000,00 (Um milhão e quinhentos e vinte e cinco mil reais) de recursos próprios, isso é responsabilidade, pois são recursos próprios, ou seja, pagos com impostos da população e através de uma programação e planejamento da Secretaria de Fazenda, sendo que atualmente 90% dos recursos do Hospital são mantidos pela Prefeitura de Maracaju.

Maracaju em Foco: Quais são as expectativas econômicas e de crescimento para o município neste ano de 2018?

Lenilso: Estou em constante diálogo com o Prefeito e os demais secretários e tenho verificado um crescimento nos últimos três meses, ou seja, de Outubro de 2017 para cá a receita começou a melhorar, por isso a população irá receber grandes investimentos nesses primeiros meses do ano, me reuni com o Prefeito Maurílio e destaquei que os compromissos podem ser feitos, pois conseguiremos cumprir. Nesta segunda-feira 05-02, vamos entregar 14 veículos, sendo que 12 praticamente foram adquiridos somente com recursos próprios, somente na área de educação o transporte escolar receberá onze veículos, sendo que com esse investimento praticamente extinguimos os serviços terceirizados no setor, já foi paga uma parcela desses veículos adquiridos.

O trabalho realizado aqui é com planilhas, controlando receitas e despesas, por mais que nossa prioridade é essa, não conseguimos tocar uma Prefeitura como uma empresa, tentamos nos aproximar. Tenho total tranquilidade nessa pasta, conhecemos as pessoas, dialogamos com fornecedores, todos aqui tem que ser muito bem atendidos, não é porque é um fornecedor que deve ser mal tratado, busco dar satisfação, nem que seja para inicialmente dar uma resposta negativa. Somente da pessoa ser bem atendida, saindo daqui com uma programação, com certeza a empresa dele ficará mais tranquila, esse trabalho implantamos ao longo do ano passado e manteremos neste 2018.


Credibilidade na Administração traz novos investimentos como Pronto Socorro Municipal - Foto: Divulgação

Maracaju em Foco: Através de sua experiência na Prefeitura, já teve a possibilidade de acompanhar diversos gestores em diferentes mandatos, atualmente o Prefeito Maurílio conta com uma aprovação acima dos 80%, índice considerado ótimo. Como integrante desta gestão e conhecendo gestões anteriores, na sua visão qual o motivo dessa alta aprovação do Prefeito Maurílio Azambuja?

Lenilso: Sou muito grato por estar trabalhando com o Prefeito Maurílio, é uma pessoa sensata e com grande responsabilidade, é um político como poucos, pois escuta os seus secretários, sabe ouvir quando algo não é possível de se realizar naquele determinado momento. Logo no início de minha gestão nessa pasta, sentei com o Prefeito Maurílio e alinhei que não queria tomar qualquer decisão sozinho, toda manhã o Prefeito passa aqui na Secretaria de Fazenda, elencamos quais os pagamentos a serem realizados e ainda quais os assuntos que serão tratados em reuniões importantes.

O Prefeito Maurílio tem uma responsabilidade que poucos políticos possuem, somente faz o que é permitido, atualmente dentro da gestão pública não dá para brincar de ser prefeito, é unânime em todos os órgãos que visito, incluindo o Governo do Estado, de que já passou a época do cara “experimentar” ser prefeito. O município de Maracaju já teve outras gestões de pessoas que assumiram o executivo e em questão de meses acabaram afundando a cidade financeiramente, por isso para se comandar o município deve acima de tudo ser uma pessoa sensata, que tenha um entendimento de gestão pública e que possa ouvir não somente respostas positivas, mas, também as negativas.

O Prefeito Maurílio é uma pessoa que entende que quando não é possível fazer, não faz, não comete loucuras à frente de sua gestão, e isso tudo gera como consequência esse positivo resultado nas pesquisas realizadas, além claro de suas prioridades, investimentos 25% da arrecadação em saúde, sendo que por lei deve ser no mínimo 15%, a educação recebe 35% dos recursos, ou seja, dos recursos arrecadados o município destina 60% para a saúde e a educação.

A prioridade nesses próximos três anos são os investimentos em infraestrutura, por determinação do Prefeito Maurílio, nós vamos observar investimentos em recapeamento e aquisição de novos maquinários para a cidade. Por esse entendimento, que se administra com cautela, fazendo aquilo que é possível fazer, o Prefeito Maurílio atualmente tem essa aprovação de 80%.


Com boa gestão dos recursos, Prefeitura praticamente extinguiu transporte escolar terceirizado - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Estamos em ano eleitoral e observa-se que em Maracaju a escolha do secretariado do Prefeito Maurílio foi muito mais técnico do que político, salientamos isso devido a muitas vezes tais cargos serem usados para cumprimentos de acordos políticos de períodos eleitorais, como o estado viverá agora. Como você observa essa opção do Prefeito Maurílio por evitar indicações políticas e escolher a equipe pela qualificação técnica?

Lenilso: O Dr. Maurílio é um dos políticos em exceção, já que a maior parte realiza coligações e acordos, e essa nova administração do prefeito foi focada em montar uma equipe técnica, atualmente cada secretário está na pasta certa, conforme sua capacitação e experiência.

O momento atual não é de aventuras e o Prefeito Maurílio entende isso, tenho que parabenizar ele, por ser uma exceção, já que é muito difícil o gestor público escolher as pessoas pela sua capacitação. Neste ano de eleição, foi definido junto com o Prefeito que sua equipe não falará de eleição, dentro da administração, vamos continuar focando em trabalho e na realização de ações para a população. A escolha do melhor para o estado e o país será da população.

Por fim, no encerramento da entrevista o Secretário Lenilso se colocou a disposição da população em seu gabinete, atendendo a todos no horário normal do expediente, e em caso de não atendimento no ato, agendando o melhor horário para atender aos interessados.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira – DRT/MS 0001391

Fotos: Gessica Souza - DRT/MS 0001526

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube