Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Internautas de Maracaju e de todo o estado fazem postagens de ajuda para idosos com mais de 60 anos e integrantes do grupo de risco do Coronavírus. Entenda.

19 mar 2020 18:16:00

| Última Hora

Internautas de Maracaju e de todo o estado fazem postagens de ajuda para idosos com mais de 60 anos e integrantes do grupo de risco do Coronavírus. Entenda.

Redação

Uma postagens simples mas, cheia de muito amor e pensamento ao próximo, tem se tornado um verdadeiro “viral” nas redes sociais e em Maracaju, cidade localizada a 160 quilômetros de Campo Grande, não tem sido diferente, focando em algo que a humanidade no geral tem deixado de lado o “pensar no próximo” tem se tornado mais constante nesse período de pandemia de Coronavírus.

Moradores de Maracaju e região tem realizado uma postagem praticamente padrão, porém, tem servido de modelo para outros tantos usuários da rede social, abordando que se colocam a disposição de idosos de mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos entre outros integrantes do chamado “grupo de risco” para irem ao supermercado efetuar suas compras, visando evitar que os mesmos saiam de casa neste momento de extrema dificuldade que o país e o mundo atravessa.

Em alguns casos a postagem inclui também ida a farmácias e disponibiliza o telefone pessoal para contato, tal postagem tem sido alvo de elogios de colegas da própria rede social e tem demonstrado uma união em prol as pessoas que correm mais riscos de saúde com essa pandemia.

Sobre o Coronavírus

A SBGG orienta que pessoas com mais de 60 anos, sobretudo se tiverem diabetes, hipertensão ou problemas respiratórios, cardiológicos, renais ou neurológicos, além de indivíduos em tratamento de câncer ou que estejam com a imunidade comprometida, bem como todos aqueles com mais de 80 anos ou que tenham sinais de fragilidade, restrinjam o contato social.

Em outras palavras, devem evitar aglomerações, festas, eventos públicos e viagens, assim como contato com pessoas que viajaram nos últimos dias ou tenham sintomas suspeitos.

As medidas mais eficientes para prevenir a infecção pelo coronavírus passam por aquilo que chamamos de etiqueta respiratória. Listo as principais aqui:

  • Higienizar com frequência as mãos usando água e sabão ou álcool em gel (70%)
  • Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca
  • Evitar apertos de mão, abraços e beijos quando cumprimentar as pessoas
  • Se espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca com o cotovelo flexionado ou lenço descartável, que deve ser jogado fora em seguida

Caso um idoso tenha sintomas suspeitos, o conselho é que não corra para um pronto-socorro. No cenário ideal, o atendimento deve ser feito em domicílio, o que evita a exposição nos serviços de saúde. Encorajamos o indivíduo a procurar atendimento médico caso tenha febre, tosse, falta de ar, cansaço excessivo e/ou confusão mental.

No caso de idosos que convivem com cuidadores, se esses profissionais apresentarem sintomas de gripe, devem passar a evitar na mesma hora o contato com seus pacientes. Da mesma forma, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, por apresentarem muitas vezes alto risco de complicações, devem ser cercadas de cuidados e cautela. A redução nas visitas e atividades em grupo e a adoção de medidas intensivas de higiene são algumas das recomendações básicas.

Esse é um momento de esforços individuais e coletivos para conter a epidemia de coronavírus. Todo mundo tem de fazer sua parte e lembrar que há pessoas que, infelizmente, correm maior risco com esse novo perigo.

Com informações do Saúde Abril

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube