Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Justiça Eleitoral esclarece boato sobre processamento dos votos na urna antes da tecla confirma.

07 out 2018 18:37:00

| Política

Justiça Eleitoral esclarece boato sobre processamento dos votos na urna antes da tecla confirma.

A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa.
A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto. São utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais, e a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica.
A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008. Para comprovar, foram feitas filmagens na auditoria de votação paralela em duas urnas, uma modelo 2015 e outra modelo 2008, para que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha a segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica. Ainda, a Justiça Eleitoral esclarece que o vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, “auto completa” o voto para presidente também é falso. O vídeo não mostra o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela.

Qualquer incidente lembre-se: Os mesários, servidores da Justiça Eleitoral, e eu, juiz eleitoral, somos todos eleitores e moradores de Maracaju como vocês.
O presidente do Clube é o presidente de mesa onde eu votei. Não há uma conspiração oculta contra esse ou aquele candidato. Qualquer incidente, vamos procurar ser calmos e educados com os servidores no local, a maioria não pediu para estar lá, não estão recebendo por isso, são moradores e eleitores como vocês. Registra em ata o incidente, levamos adiante. Levar esse procedimento da forma mais tranquila possível é o melhor para todos.

Fonte: Assessoria
Foto: Tudo do MS

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube