Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

'Maior desafio de mulheres e herdeiros é a profissionalização da gestão'

19 jan 2018 11:37:00

| Rural em Foco

'Maior desafio de mulheres e herdeiros é a profissionalização da gestão'

Encontro de Mulheres do Agronegócio realizado durante Showtec 2018 abordou consultoria patrimonial e comercialização de grãos

O consultor Carlos Henrique Vilar Marques, especialista em gestão do agronegócio, disse nesta quinta-feira (18) durante o Showtec 2018 que o maior desafio das mulheres à frente do agronegócio é a mesma dos herdeiros: a profissionalização da gestão. "O mais difícil é consolidar a gestão e promover um processo de sucessão que não traga impactos para o negócio da família", afirma o consultor, que falou durante o Encontro de Mulheres do Agronegócio: aprendendo a domar os desafios econômicos na atualidade. A programação da feira continua nesta sexta-feira (19), com painéis, palestras e encontro de jovens da agropecuária.

"A questão é: como as mulheres podem assumir a direção dos negócios se existe uma concentração tão forte nas mãos do patriarca?", questiona o consultor, ao citar o grande poder centralizador do produtor rural em geral.

Segundo ele, dois passos são fundamentais para garantir um processo de sucessão eficiente: o primeiro deles é organizar o patrimônio, um processo burocrático e que, em alguns casos, pode demorar até dois anos. O segundo passo é a preparação do sucessor. "Nem todo herdeiro é um sucessor; é preciso identificar, preparar e treinar aquele que está mais apto para isto, seja ele um parente ou profissional da área. O mais importante é criar uma estrutura familiar para manter a gestão, sem grandes impactos", garante.

Programação

A programação técnica do Showtec 2018 segue intensa nesta sexta-feira (19). Pela manhã, das 8h às 11h, acontece o 4º Ciclo de Seminários Agrícolas do Setor Sucroenergético, com as seguintes palestras: Variedades IAC e manejo de colheita com 3º eixo, com o palestrante Marcos Landell (diretor do IAC - Instituto Agronômico de Campinas); Revitalização dos solos: resgatando a microbiologia com a parceria do produtor, com o palestrante Fernando Andreote (Esalq); Resultados de Longevus em cana-de-açúcar, com Lucas Campase de Souza (Fertilláqua) e Melhoramento genético de cana-de-açúcar da UFSCar/Ridesa no MS, ministrada por João Civiero (Pesquisador da Ridesa). O moderador será José Trevelin Junior, da Biosul.

À tarde, das 14h às 16h, está previsto o Encontro de Jovens da Agropecuária, com as palestras "Herdeiro, sucessor e líder - sucessão, um desafio possível", com Beatriz Brito (coach e consultora de desenvolvimento de líderes, sucessão e governança familiar) e "Case de sucessão familiar", com o engenheiro agrônomo Ricardo Goulart. O moderador será Rafael Gratão, do Sistema Famasul e MNP.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Fundems, Semagro, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Assessoria

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube