Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Maracaju: Reunião do Transporte Escolar demonstra melhorias, economias e êxito na extinção da terceirização realizada pelo município.

31 jul 2018 12:23:00

| Última Hora

Maracaju: Reunião do Transporte Escolar demonstra melhorias, economias e êxito na extinção da terceirização realizada pelo município.

Durante a reunião autoridades e profissionais abordaram a importância da direção cuidadosa no transporte escolar e exibiu números comprovando economia gerada com extinção da contratação de ônibus de empresas terceirizadas.

Redação

Na manhã desta segunda-feira 30-07 na Câmara Municipal foi realizada uma reunião com os motoristas do transporte escolar que iniciarão suas atividades para o segundo semestre letivo de 2018. A reunião teve a presença do Prefeito Maurílio Azambuja (MDB), Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho, Secretária de Educação Cleoerdes Barbosa Carneiro e responsáveis pelo transporte escolar, além de motoristas e auxiliares de disciplina.

Durante a reunião, integrantes do Transporte Escolar como José Carlos exibiu informações e valores comprovadamente economizados desde que o município assumiu a responsabilidade do transporte escolar, isto é, além de gerar empregos e fazer com que o dinheiro, antes gasto com empresas de transporte de outros municípios, agora fique na cidade, comprovando assim a importância administrativa da decisão tomada pela Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação e o Prefeito Municipal. Além disso, o mais importante, conforme classificou Lenilso é que esse recurso economizado foi investido no mesmo setor, através da aquisição de ônibus próprios, equipamentos e manutenção dos veículos.


Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho em reunião do transporte escolar - Foto: Gessica Souza

Em sua fala para os mais de cinquenta motoristas do transporte público escolar do município o Secretário de Fazenda e Administração Lenilso Carvalho Antunes destacou que a reunião era um motivo de grande alegria para toda a administração municipal, relembrando que no final de 2017 a Secretaria de Fazenda, juntamente com o Prefeito Maurílio Azambuja tomou a decisão de extinguir o transporte terceirizado da cidade.

“Em pesquisa juntamente a ASSOMASUL, confirmamos que Maracaju é um dos únicos municípios do estado que não tem empresa terceirizada no transporte escolar, reforço que nosso transporte é administrado como se fosse uma empresa, empregando colaboradores da cidade que englobam os motoristas e auxiliares de disciplina, trazendo para todos nós uma responsabilidade muito grande e naturalmente com isso enfrentamos diversos obstáculos, temos ainda muito que melhorar, porém, queremos nessa data mais agradecer, pois como o próprio Prefeito Maurílio tem afirmado vocês estão à frente do nosso transporte e carregam nossas crianças que são verdadeiramente o nosso futuro.” Salientou Lenilso.

O Secretário de Fazenda e Administração ainda afirmou que está em constante diálogo com a Secretária de Educação Cleoerdes Barbosa, bem como as outras lideranças do transporte escolar, lembrou ainda que é fundamental que os motoristas ajudem a zelar pelo bem público, cuidando dos veículos e principalmente da maneira em que o transporte é realizado, zelando pelas vidas valiosas das crianças que buscam um futuro melhor através do estudo.

Lenilso ainda relatou sobre o futuro Concurso Público que terá o edital disponibilizado em agosto, reforçou que haverá vagas para motoristas e informou que o mesmo está sendo realizado por determinação do Ministério Público e Tribunal de Contas Estadual que, exigem dos municípios que praticamente a totalidade dos servidores sejam efetivos, aconselhou ainda que desde já iniciem uma preparação, pois gostaria de ver todos os motoristas atualmente contratados efetivados no próximo ano.


Secretária de Educação Cleoerdes Barbosa Carneiro enalteceu trabalho dos motoristas e pediu diálogo com pais e alunos - Foto: Gessica Souza

Também presente no evento a Secretária de Educação enalteceu o trabalho dos motoristas e ponderou as dificuldades, salientando que os motoristas devem dirigir como se estivessem dirigindo para os seus filhos, se colocando também no lugar dos pais de alunos que, em muitos casos deixam seus filhos para estudarem, percorrendo longas distâncias em busca de um futuro melhor.

Vocês estão lidando com vidas, peço que mantenham um diálogo constante com os pais, se possível conversem com eles. Pedimos que zelem pelo bem público, monitorando a velocidade dos veículos, poucos minutos fazem a diferença em prol de preservas as vidas. Quero parabenizar a todos vocês pelo trabalho e desejar um excelente segundo semestre letivo de 2018.” Salientou Cleoerdes.


Vereador Joãozinho Rocha representou o legislativo e parabenizou ato do município de assumir o transporte e extinguir terceirizadas - Foto: Gessica Souza

Já o Vereador Joãozinho Rocha (PDT), presente na reunião e representando o legislativo municipal estendeu os agradecimentos a todos os colaboradores.

Vocês transportam o que há de mais precioso na vida que são nossas crianças, sabemos que nossas estradas têm trânsito carregado, não dependendo somente de vocês, mas peço a Deus que os proteja e os cuide em nossas rodovias. Como foi dito, o Prefeito Maurílio Azambuja tem valorizado nossos servidores pagando em dia e com isso beneficiando a todos. Parabéns pelo trabalho e um excelente segundo semestre de trabalho a todos.” Salientou Joãozinho Rocha.

Durante sua fala, Dr. Maurílio F. Azambuja destacou que como gestor sempre busca agir com determinação, seriedade e pensando nas pessoas do município, salientando que todos devem ter essa vertente, isto é, buscando o melhor para a população da cidade.

Tenho o prazer de dizer a todos que administro essa cidade há 114 meses, somando o primeiro, segundo e esse um ano e meio do terceiro mandato e sempre pagamos a folha dos servidores dentro do prazo legal e em boa parte dos meses de forma antecipada, nunca pagamos em atraso e isso significa o compromisso que tenho com o servidor público de Maracaju. Temos ainda mais dois anos e meio de mandato e podem contar que a folha sempre será paga em dia, trata-se de uma cobrança que faço a minha equipe e ao Secretário de Fazenda.” Salientou Maurílio.

Maurílio Azambuja ainda ressaltou que devido ao seu compromisso com os servidores, também pode cobrar mais qualidade no trabalho prestado, reforçando a importância do trabalho dos motoristas e auxiliares zelando pelo bem público e principalmente pelo cuidado com as vidas transportadas, salientando que reclamações devem servir como experiência e avaliação, destacando que os motoristas devem dirigir com o pensamento de dirigirem como se fossem os pais das crianças transportadas.

Por fim, o Prefeito Municipal voltou a enaltecer a decisão efetuada no ano passado de extinguir o transporte terceirizado, chamando a responsabilidade deste trabalho para o município, reforçando que com isso consegue-se gerar mais empregos e fazer com que o recurso público fique na cidade, aquecendo a econômica, gerando mais renda para todos.


José Carlos em explanação na manhã desta segunda-feira 30-07 na Reunião com Motoristas - Foto: Gessica Souza

Na sequência o Diretor de Departamento de Administração Escolar José Carlos de Almeida fez uma ampla explanação sobre o 2º semestre de 2017 que refletiu no que vem ocorrendo atualmente no Transporte Escolar, no ano de 2017 percorreu-se os mais de 2.400 km que eram percorridos pelas empresas terceirizadas, cruzando com as informações que eram fornecidas pela empresas e tal análise foi cruzado com o que foi colhido pela equipe da Prefeitura a campo, e por diversos fatores contribuiu para excluir as frotas terceirizadas, em um comparativo rápido, o custo com as empresas terceirizadas chegava à margem de R$ 2.300.000,00 ao ano, diante desse valor pago as empresas, houve um estudo juntamente com a Secretaria de Fazenda e Administração, bem como a Secretaria de Educação e o Prefeito Municipal para um reordenamento nas linhas e com o mesmo recurso pago em 2017 as terceirizadas era possível comprar os ônibus para substituição.

Foram adquiridos 8 ônibus de 44 lugares 02 microônibus de 28 lugares e 01 van exclusiva para a Secretaria de educação para transporte em cursos, capacitações e ou atividades relacionadas à secretaria.  Esse investimento custou mais de R$ 1.300.000.00 de recursos próprios do município.

Segundo José Carlos, durante o início do ano letivo de 2018, o município enfrentou os primeiros obstáculos de ter a frota própria, com as fortes chuvas que caíram no decorrer do mês de fevereiro e março diversas linhas tiveram dificuldades de percorrer todo o seu trajeto, e devido ao aumento de veículos próprios foi necessário contratar mais motoristas. Com a chuva diminuindo as estradas ficaram danificadas ocorrendo por diversas vezes de algumas linhas pararem até uma semana por não ter ônibus reserva e a peça a sua maioria vem de empresas licitadas e quase todas são de outro município, mas gradativamente foi melhorando e normalizando no final do primeiro semestre.

No final do mês de fevereiro a administração pública teve que adquirir mais 3 ônibus em caráter de emergência, já que aumentou 350 alunos a mais que o esperado nas linhas rurais, e com essa aquisição conseguiu-se atender toda a demanda do perímetro rural.

Atualmente o município conta ao todo 53 linhas nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo conduzidos por 50 motoristas todos habilitados, conforme a resolução do DETRAN, 10 auxiliares de disciplina que acompanham as linhas. Atualmente transporta-se 1.300 alunos do perímetro rural de todas as idades e mais 500 crianças de até 11 anos de idade no perímetro urbano totalizando 1.800 alunos atendidos diariamente. A soma dos quilômetros rodados em todas as linhas percorrem juntas aproximadamente 6 mil quilômetros ao dia, em média 120 mil quilômetros ao mês e 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil km ao ano).

“Analisando no contexto geral, é uma grande estrutura o transporte escolar, tanto é que o trabalho em equipe é fundamental para o bom funcionamento, temos envolvidos no transporte escolar, setor administrativo, operacional, mecânica, elétrica, lavador, setor de manutenção, frotas entre outros, então o transporte escolar não é somente em torno do ônibus e motoristas, mas sim através de um conjunto, uma equipe que fica a disposição pra resolver o melhor e o mais rápido possível para dar continuidade nas atividades. Tanto é foi importante ressaltar esse avança no transporte escolar, comparando de 2017 para 2018 tivemos um aumento significativo de repasse devido pela responsabilidade dos motoristas informarem mensalmente a relação dos alunos para então concretizar a prestação de contas.” Salientou José Carlos.

Finalizando com agradecimento por poder contribuir para a melhoria do transporte escolar José Carlos agradeceu a todos e declarou o inicio no 2º semestre para o transporte escolar.     

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira – DRT/MS 0001391

Fotos: Gessica Souza - DRT/MS 0001526

Maracaju em Foco

O Site de Notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube