Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Médica Veterinária Patrícia Martins de Rezende: Controle de Carrapatos em Cães.

10 jan 2018 11:23:00

| Colunista em Foco

Médica Veterinária Patrícia Martins de Rezende: Controle de Carrapatos em Cães.

Estamos no verão e nesta época, devido ao calor e umidade o problema com carrapatos aumenta muito. O controle destes parasitas é um grande desafio para os  proprietários de cães.

Os carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue dos animais e a presença deles pode gerar inúmeros transtornos para a saúde dos cães como: problemas de pele, coceira e em animais sensíveis pode ocorrer até mesmo processo alérgico. Além dos problemas de pele, o animal com carrapatos pode apresentar anemia, já que estes parasitas se alimentam de sangue.

Outra complicação gerada pela presença dos carrapatos são as doenças hemoparasitárias (parasitas no sangue), quando o carrapato vai se alimentar no animal ele pode inocular agentes causadores de doenças, os mais comuns são a Erlichia e Babesia, agentes causadores da erlichiose e babesiose (vulgarmente conhecidas como doença do carrapato). A erlichiose e babesiose são doenças graves e que se não forem adequadamente tratadas podem levar o animal a morte. 

Para evitar que o seu animal sofra com os carrapatos é preciso tomar uma série de medidas para prevenção e controle das infestações. Este controle precisa ser realizado tanto no animal como no ambiente em que ele vive, pois o que muitas pessoas não sabem é que os carrapatos não ficam apenas nos animais, boa parte da vida deles é no ambiente, onde são depositados os ovos. Estima-se que os carrapatos que estamos vendo no animal representam apenas cerca de 5% dos parasitas que estão no local, na maioria das vezes não vemos os carrapatos no ambiente porque eles se escondem em frestas e pequenos buracos, locais estes onde a limpeza normal do dia-a-dia não alcança. Aqui vão algumas dicas para controle dos carrapatos:

  • No animal – se cão estiver com carrapatos pode ser feito o “banho medicinal”, durante o banho são utilizados medicamentos para matar os carrapatos presentes no animal. Quando este procedimento for realizado é preciso tomar cuidado para que o animal não se intoxique. No animal há também a possibilidade de utilizar medicamentos tópicos (aplicados na pele, normalmente dorso do animal), utilizar coleiras anticarrapatos e até mesmo medicações orais. O que será mais recomendado para o seu animal depende do estado em que se encontra e grau de infestação. (Consulte um veterinário).

Nunca arranque o carrapato do animal, pois isso pode gerar uma reação inflamatória e posterior lesão de pelo no animal.

  • No ambiente – se o seu animal tem caminha esta deve ser lavada e no local deve-se aplicar produtos próprios para a eliminação dos parasitas, estes normalmente são encontrados em lojas veterinárias, a aplicação deve ser feita conforme orientação do fabricante.
  • É importante a aplicação dos produtos em todo o local onde o animal tem acesso e não apenas no chão, ele deve ser aplicado também nas paredes, frestas e casinha do animal. Se o local tiver grama, o ideal é que está seja mantida bem aparada para que o sol quente ajude a eliminar as larvas. Se a limpeza do local não for realizada, os carrapatos irão subir no animal.

Atenção! É muito importante tomar cuidado com possíveis intoxicações, no animal só utilize medicamento recomendados pelo veterinário e quanto a aplicação no ambiente, evite que o animal tenha contato com o produto que está sendo utilizado. A qualquer sinal de que seu animal não está bem como, vomito, falta de apetite, prostração, etc., você deve procurar imediatamente um médico veterinário.

Patrícia Martins de Rezende

Médica Veterinária –CRMV/MS 3353

Telefone:99611-8244

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube