Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicóloga Caroline de Oliveira: Depressão: Causas, Sintomas e Tratamento

24 nov 2017 13:13:00

| Colunista em Foco

Psicóloga Caroline de Oliveira: Depressão: Causas, Sintomas e Tratamento

Depressão é um transtorno afetivo (ou do humor), caracterizado por uma alteração psíquica. A depressão é uma doença que envolve nossa afetividade com repercussão em todo o nosso organismo, comprometendo o físico, o humor e, em consequência o pensamento. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta, como dorme, como se sente em relação a si próprio, o ambiente em que vive, e as pessoas ao seu redor.

A depressão é uma condição extremamente pessoal que é causada por uma variedade de razões, ainda não conhecidas todas as suas causas, algumas são: solidão, falta de apoio social, problemas de relacionamento ou conjugal, trauma ou abuso na infância, situação de desemprego, problemas de saúde, experiências estressantes, histórico familiar de depressão, abuso de álcool ou drogas, etc.

A pessoa com depressão apresenta variação de humor e de comportamento, perda de interesse pelas atividades diárias, tristeza, permanente desânimo, ansiedade e irritabilidade. Além disso, torna-se pessimista e apresenta dificuldade para tomar decisões. Também sofre alterações fisiológicas, como cansaço, diminuição da libido, insônia ou excesso de sono, perda ou aumento de apetite, distúrbios digestivos, falta de memória, redução de concentração e da capacidade produtiva.A depressão é muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça entre outros. 

O tratamento da depressão é de natureza medicamentosa e psicoterápica. Bentes (1997) destaca que a definição e o tratamento da depressão são abordados de forma diferente pelo discurso analítico e pelo discurso psiquiátrico. Enquanto que na psiquiatria o paciente faz a doença e o médico faz a cura medicando-o, o tratamento psicoterápico se baseia na singularidade do sujeito. O terapeuta auxilia o indivíduo depressivo a fazer reflexões e entender seus comportamentos, emoções e pensamentos que estão contribuindo para que o transtorno se intensifique.

Psicóloga Caroline de Oliveira

CRP 14/07024-5

Celular para contato: (67) 99920-8676

carolineoliveira_psi@hotmail.com

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube