Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicóloga Letícia Nogueira Chamorro: Empoderamento e Autoestima: Uma Missão Possível.

23 jul 2019 21:40:00

| Colunista em Foco

Psicóloga Letícia Nogueira Chamorro: Empoderamento e Autoestima: Uma Missão Possível.

Psicóloga Letícia Nogueira Chamorro - Foto: Bianca Coimbra - Maracaju em Foco

A Auto estima é um tema que intriga muitas mulheres, principalmente pelo fato de que naturalmente as mulheres sentem a necessidade de se cuidar seja em sua beleza interior, como na exterior. No entanto, com base nas exigências que o mundo tem proposto em relação ao capitalismo e com as transformações culturais sobre a igualdade de gênero, a vida tem se tornado muito acelerada, consequentemente muitas mulheres tem deixado de lado o cuidado e o zelo por si mesmas.

Pensamentos de incapacidade, falta de animo para se cuidar, inaceitação do corpo, do cabelo e até das atitudes que tomam, são alguns dos sintomas negativos que pessoas com baixa autoestima sofrem todos os dias. 

Há alguns anos atrás começamos a ouvir mais sobre a valorização dessas mulheres, com campanhas que fortalecem esse pensamento e as mostram que elas são capazes e são únicas. Diante disso, surgiu-se o termo “Empoderamento”, que veio para dar ainda mais força para essas mulheres.

O termo Empoderamento veio para mostrar o poder que temos quando nos aceitamos, e essa é a idéia principal: a aceitação. Mas aceitação do que? Do meu cabelo? Do meu corpo? Das minhas ideias? SIIIIM, mas não só disso. Uma mulher empoderada é uma mulher que se encontrou em meio aos traumas e escombros que a vida se encarregou de trazer, é uma mulher que encontrou as próprias vontades e sabe onde está e pra onde quer ir.

É fácil ser uma mulher empoderada? Não, infelizmente toda mudança demanda muita determinação, ainda que se erre algumas vezes é necessário força de vontade para se reerguer. Conhecer e ser adepta do empoderamento é uma missão que exige muita labuta, um árduo trabalho nos dias em que vivemos, principalmente pelo fato de termos tempo para nós mesmas, porém não saber bem administrá-lo. 

Saber dizer não também é um exercício que certamente fortalece esse estilo de vida. Existem pessoas que conseguem claramente dizer que não irá fazer um favor, ou que não gosta de determinada ação, diante disso elas não se sobrecarregam com as vontades alheias. Dizer que encontramos isso com facilidade não é uma verdade, pois diariamente estamos diante de pessoas que muitas vezes negam as próprias vontades para agir como uma assistência que não faz parte de suas responsabilidades.

O atendimento clínico, em casos como esse, busca intervir nessa visão patológica em relação a si mesmo e auxilia na reconstrução de uma nova visão sobre quem você verdadeiramente é. Se sentir bem consigo mesma e se sentir amada são essências para que se sinta viva.

Leticia Nogueira Chamorro

Psicóloga Clinica

CRP 07841-8/MS

Telefone: 067 9.9999-8687

E-mail: psicologa.leticiachamorro@outlook.com

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube