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Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

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Publicitária Thaise Dias: Você sabe com que frequência deve postar no Instagram? Vem comigo então!

17 jun 2019 19:43:00

| Colunista em Foco

Publicitária Thaise Dias: Você sabe com que frequência deve postar no Instagram? Vem comigo então!

A pergunta que eu mais recebo dos clientes, amigos e conhecidos é sem dúvidas: “Com que frequência tenho que publicar no insta? Ou então: “Quantas vezes por semana eu devo postar no insta? ”.

E é aí que mora o primeiro erro. O Instagram não se importa se você posta 20 vezes por dia ou uma vez a cada dois meses. O que realmente importa para a plataforma é qual a relevância do seu conteúdo para o público. Se você tem um bom conteúdo, você não precisa definir a frequência com base “no que o algoritmo vai pensar”, e sim em qual a melhor estratégia para resolver o problema que você se propõe a resolver.

O objetivo do algoritmo do Instagram é trazer a melhor experiência possível ao usuário, entregando conteúdo que ele gosta e eliminado aquilo que não o interessa. Assim, o usuário tem afinidade com o conteúdo que recebe e tem mais chances de voltar ao aplicativo, navegando pelo feed, Stories e vídeos.

- Se o seu negócio é sobre um produto que é consumido diariamente, você pode (ou deve) postar diariamente sobre ele. Comida é um ótimo exemplo.

- Se o seu negócio for “tempo real”, postar várias vezes ao dia não é um problema. Portais de notícias costumam fazer isso.

- Se você vende serviços, você pode falar sobre eles semanalmente ou quinzenalmente (para não cansar o público) e intercalar as postagens promocionais com o conteúdo relevante para sua audiência.

- Se o seu produto é sazonal (como viagens, por exemplo), explore a jornada do cliente ao longo do ano e concentre suas estratégias comerciais apenas no período onde as vendas são mais propícias.

O algoritmo nunca vai pesar a frequência acima da interação com os usuários. Postar “qualquer coisa” é muito pior do que não postar nada. Sua frequência deve ser definida com base na sua estratégia e objetivos, nunca com base no algoritmo.

O Instagram classifica o que mostra para cada usuário baseado na interação dele. Mas o que considerado interação?

Errou quem pensa que são somente os comentários e curtidas. Existem várias outras formas de interação que são contabilizadas. São elas: Tempo gasto vendo cada post, legenda, interação nos stories, função “arrasta para cima”, clicar nos elementos do perfil “como chegar, ligar, encaminhar”, usar a geolocalização, fazer postagens em horário alto de engajamento, ter uma biografia, utilizar as hashtags certas etc. Tudo continua no feed e na linha dos stories. O que acontece é que ninguém navega até o final da timeline e, por isso, coisas que uma marca posta passam despercebida.

Gostou? Espero que tenha ajudado a entender melhor um pouco de como funciona o algoritmo do instagram. Abraço!

Referência: https://blog.bume.io/algoritmo-do-instagram/

Thaise Dias, (67) 99656-3087

DRT 261/MS

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