Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Reinaldo Azambuja pede apoio e Governo de SP e Exército cedem helicópteros para combater incêndios

22 set 2019 21:20:00

| Cidades

Reinaldo Azambuja pede apoio e Governo de SP e Exército cedem helicópteros para combater incêndios

Dois helicópteros – um do Exército e o outro da Polícia Militar de São Paulo – vão auxiliar no combate às queimadas em Mato Grosso do Sul, anunciou neste sábado o governador Reinaldo Azambuja, após ter seu pedido autorizado pelo governador paulista João Dória e pelo comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general Lourival Carvalho.

Reinaldo Azambuja manteve contato telefônico com o seu colega de São Paulo e com o general e expôs a gravidade da situação das queimadas no Estado, onde a maior dificuldade nesse momento, mesmo com a força-tarefa apoiada pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, é o acesso restrito dos brigadistas aos pontos de fogo na região do Pantanal.

Ação de governo

“O governo está atento a esse problema das queimadas, decretou a situação de emergência e agora procuramos ser ágeis, como tem sido a nossa operação em campo, para solucionar a questão do deslocamento dos brigadistas”, disse o governador, ao agradecer o apoio do governo de São Paulo e do Exército na cessão das aeronaves.

Na avaliação de Reinaldo Azambuja, com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Governo do Distrito Federal, o Estado avançou muito nas ações de controle das queimadas, obtendo resultados significativos nessa semana. “Nosso governo continua atento, as forças de ação estão articuladas, e temos tomado as medidas necessárias para dar suporte aos homens do fogo”, frisou.

Combatentes ao fogo enfrentam a mata fechada na reserva da Caiman, caminhando a pé entre troncos e brejo

Em Aquidauana

O helicóptero do Batalhão de Aviação do Exército (Bavex), um Pantera, com capacidade para transportar seis pessoas, chega às 8h deste domingo (22) em Aquidauana, onde o Corpo de Bombeiros do Estado montou uma Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para operar a força-tarefa, que conta hoje com mais de 170 homens -militares e civis – e um avião de combate a incêndios na linha de frente dos focos de calor.

A aeronave da PM de São Paulo, um Esquilo, para transporte de três pessoas, também se deslocará neste domingo para Campo Grande e, em seguida, para Aquidauana, com chegada prevista para o meio-dia. O coronel bombeiro Huesley Paulo Silva, comandante do SCI de Aquidauana, informou que o plano operacional das duas aeronaves ainda está sendo definido.

Mais agilidade

“Nossas prioridades de combate, hoje, após sobrevoo no Pantanal para reconhecimento dos focos, no sábado, são as fazendas Caiman, São Roque e Bodoquena e o Parque Estadual do Rio Negro. As aeronaves deverão ter deslocamentos simultâneos para estas áreas”, explicou.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Joílson Amaral, o emprego dos helicópteros dará não apenas maior agilidade no deslocamento dos brigadistas, como um poder de fogo mais eficiente no combate direto ao fogo para extinção dos focos.

Focos estão sob controle na Caiman, apesar das dificuldades de se chegar aos pontos críticos por terra

Difícil acesso

Ao final de um dia de intensos combates às queimadas na Fazenda Caiman, neste sábado, o coronel Domingos Márcio Ferreira da Silva, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, falou das dificuldades de acesso dos brigadistas e da necessidade do apoio de helicópteros para esse deslocamento.

Ele disse que os incêndios são combatíveis, contudo, a vegetação impede a chegada aos focos e os bombeiros, brigadistas do PrevFogo (Ibama) e da Celulose Suzano e voluntários perdem muito tempo abrindo caminhos na mata e cruzando áreas alagadas.

“O combate está se apresentando pouco eficiente nestas áreas inacessíveis, mas com a chegada dos helicópteros vamos ter uma outra dinâmica, a partir do deslocamento rápido da tropa”, disse o coronel, que divide o comando operacional do SCI de Aquidauana com o coronel Huesley.

Texto: Sílvio de Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Saul Schramm

PODCAST: Confira as notícias que marcaram Maracaju e região no seu resumo semanal de notícias (09-09 a 14-09), clique aqui.

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube