Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Aprovado na OAB, maracajuense conta com mais de 115 mil seguidores no Instagram dando dicas de Direito.

05 fev 2021 02:20:00

| Entrevista em Foco

Aprovado na OAB, maracajuense conta com mais de 115 mil seguidores no Instagram dando dicas de Direito.

Lucas Portela, aprovado no Exame da Ordem agora segue os trâmites para registro na OAB e iniciar carreira jurídica.

Redação

Quando se fala em “influencers” muito se discute quanto as inúmeras possibilidades que a internet pode proporcionar, bem como se vislumbra apenas artistas conhecidos nacionalmente ou até mesmo fora do país, mas nada disso é verdadeiro, afinal “influenciar” alguém é algo muito mais comum do que se pensa.

Recentemente o “Maracaju em Foco” entrevistou a Policial de Maracaju Juliane Costa que conta com mais de 20 mil seguidores e busca abordar sobre o dia a dia da carreira militar, bem como curiosidades de sua profissão, já tem influenciado pessoas de todo o país a seguirem na área, dedicando-se a concursos públicos para alcançar a tão sonhada vaga.

Desta vez o “Maracaju em Foco” traz a história do jovem Lucas Portela de 23 anos, nascido em Dourados, mas desde sempre residindo em Maracaju, considerado um “filho da terra”, sempre buscou utilizar seu tempo livre com a família e os amigos, mas nunca deixando de lado um notebook ou livro, aliando sempre algo novo diariamente aos seus conhecimentos.

A paixão pela leitura e a busca de conhecimento aos poucos foi ligando o jovem à formação em Direito, mas para a dedicação a esta carreira somente o interesse na leitura não basta, Lucas também teve que com o amadurecimento natural, perceber sua vocação para a resolução de problemas, trabalhar com regras e fazer justiça na medida do possível, aliado ao seu interesse pelas pautas sociais e até mesmo políticas, auxiliou na definição pela escolha da carreira jurídica.

Lucas Portela é o proprietário de uma página que atualmente leva seu nome no Instagram, criada quando ainda era acadêmico com o nome de “Direito Penal”, devido a ser monitor da disciplina ainda na graduação e o seu interesse pela área. Naturalmente a página foi crescendo e o interesse pela rede social foi ampliando-se, atualmente Lucas Portela dá dicas não apenas de Direito Penal, conforme a origem do seu Instagram, mas de todas as esferas do Direito, arrebatando seguidores diariamente e contando atualmente com 120 mil seguidores que acompanham suas publicações diariamente.

Agora formado na área e aprovado no último Exame de Ordem, Lucas Portela pretende aliar o perfil ao trabalho profissional que pretende seguir na área, certamente sua disponibilidade em divulgar conhecimentos nas redes o torna conhecido nacionalmente, mas de forma local o destaca em Maracaju. Confira o “bate papo” completo com o “Maracaju em Foco” e saiba mais sobre essa história.

Maracaju em Foco: Como foi a escolha para a graduação de Direito?

Lucas Portela: Lembro que ainda muito novo comecei a pensar em qual faculdade cursaria. Mas, quando pequenos, nossos pais nos conhecem melhor que nós mesmos, certo? Pois bem, lembro que meu pai, Valdenir Portela, e minha mãe, Larissa Azambuja, já diziam que eu tinha o “perfil” de estudante de Direito nessa época, porém eu me recusava a aceitar a ideia, porque eu não me imaginava lendo por horas aqueles livros enormes. Isso me levou a cogitar outras opções inicialmente, como Relações Internacionais, Administração, e, numa época, até mesmo Medicina. No entanto, conforme fui amadurecendo, percebi que minha vocação era mesmo resolver problemas, trabalhar com regras, e fazer justiça na medida do possível, além do interesse pelas pautas sociais e política, que me levou, por fim, a escolher definitivamente o Direito.


Lucas Portela em registro ainda como estudante de Direito - Foto: Arquivo Pessoal

Maracaju em Foco: Como surgiu a ideia de criar uma página no Instagram para a área do direito?

Lucas Portela: A primeira ideia de criar um perfil na internet veio quando eu ainda estava no 3º ano do Ensino Médio, na época de pré-vestibular. Na escola, eu tinha aulas de redação voltada pros vestibulares e ENEM, e nessas aulas o professor incentivava o debate de alguma temática social. Acontece que eu sempre saía dessas aulas com o desejo de discutir mais o assunto abordado na aula, mas geralmente os outros colegas não estavam mais interessados em levar o assunto para além da sala de aula. Foi por essa razão que eu decidi criar meu primeiro Instagram, que se chamava “Senso Crítico”, no intuito de achar pessoas para debater temáticas juntos comigo. O objetivo do Instagram era justamente despertar o senso crítico das pessoas, fazendo-as pensarem “fora da caixa” – fugindo, enfim, do senso comum.

No entanto, com o meu ingresso na faculdade e com os novos afazeres, acabei perdendo o interesse em continuar discutindo temas de redação de vestibulares e exclui esse Instagram.

Foi então que no 3º ano do meu curso, em abril de 2017, eu resolvi criar um novo perfil no Instagram, com o objetivo inicial de me ajudar, e também de ajudar outras pessoas, a estudar minha disciplina favorita: Direito Penal. Nessa época eu era Monitor desta disciplina na faculdade, então era prazeroso e “fácil” para mim falar sobre ela.

Nesse perfil, eu postava dicas de direito penal/criminal, contudo ainda não tinha um objetivo bem estabelecido para com ele. Quando fui ganhando, naturalmente, alguns seguidores, isso me motivou a continuar e não parei mais de postar, o que me levou a atingir uma audiência de 129 mil seguidores – sem aparecer e sem expor minha imagem, apenas postando tais dicas.


Visita em Brasília do ainda estudante Lucas Portela, presença forte nos estudos e na prática do Direito - Foto: Arquivo Pessoal

Maracaju em Foco: Qual o motivo você pontua o crescimento expressivo no número de seguidores?

Lucas Portela: Quando eu percebi o alcance que eu poderia ter com o perfil, passei a estudar com muito afinco o mundo digital, e principalmente marketing e o algoritmo do Instagram, que é o que determina a relevância e entrega das suas publicações. De lá pra cá, a plataforma também foi evoluindo e trouxe inúmeras modificações, das quais eu tive que saber me adaptar. Um exemplo foi quando a exibição das postagens passou de ordem cronológica para de relevância. Tive que pesquisar e compreender como o Instagram iria se comportar dali pra frente. Então o primeiro motivo que considero é este: a dedicação em estudar e conhecer a rede social.


Perfil no Instagram @LucasPortelaa continua dando dicas e auxiliando os internautas - Foto: Reprodução

E o segundo motivo, claro, foi não desistir. Ou seja, desde que comecei, sempre mantive a constância das publicações e isso se tornou natural pra mim a ponto de estar na minha rotina.

Comecei e não parei mais. Não olhei mais pra trás, apenas pra frente.


Lucas Portela em registro na universidade - Foto: Arquivo Pessoal

Maracaju em Foco: Relate situações interessantes e que você se lembra quanto ao perfil no Instagram.

Lucas Portela: Por inúmeras vezes, pessoas vinham me contar problemas/situações que estavam passando e queriam saber como resolver ou como agir, mesmo sabendo que eu era um graduando ainda. E, nessas oportunidades, procurava dar a melhor orientação jurídica que entendia plausível. Passado algum tempo, essas mesmas pessoas retornavam o contato dizendo que tinham conseguido resolver aquilo que estava passando – claro que nem sempre da mesmíssima forma que eu havia dito, mas tinham resolvido. E pra mim isso importava muito, pois foi quando percebi que eu realmente havia ajudado alguém, e que eu realmente estava fazendo alguma diferença, mesmo sem meu diploma ainda.

Receber a gratidão das pessoas por algo que você compartilhou é totalmente motivante e também me incentivou a continuar.


De estudante a profissional, Instagram surgiu como uma ferramenta de estudos e atualmente orienta as pessoas - Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Lucas Portela, algumas postagens em específico o fizeram também aprender muitas coisas, principalmente quando envolviam temas polêmicos. Com o tempo, foi aprendendo a ser mais imparcial e buscou publicar sobre diversos temas da maneira mais imparcial possível, porém, isso ocorreu depois de vários “cutucões” dos seguidores.

O jovem ainda relata que por também já foi “cancelado” e as pessoas comentavam que estavam deixando de me seguir por motivos específicos, todos esses fatos o auxiliaram no amadurecimento pessoa e até mesmo profissional, sendo grato por ter passado por essas situações, apesar do visível desconforto no momento em que elas aconteceram.

Maracaju em Foco: Agora como graduado, aprovado na ordem e brevemente inscrito na OAB, mudanças naturais ocorreram no perfil do Instagram. Há algo de diferente que pretende fazer / inovar e como pretende aliar o trabalho no perfil ao dia a dia profissional?

Lucas Portela: De fato, algumas mudanças já ocorreram. Com a proximidade da formatura, respaldada pela aprovação na OAB, decidi que era hora de expor mais minha imagem e minhas opiniões – e sair dos bastidores e da imparcialidade que permaneci por três anos. Isso me fez perder, até então, 20 mil seguidores (de 129 mil, caiu pra 108), pois as pessoas naturalmente perdem o interesse: estavam acostumadas com um tipo de conteúdo, e, de repente, passo a aparecer e publicar outro tipo de informação. É natural que percam o interesse e deixem de seguir, mesmo eu tendo feito a “transição” do perfil de conteúdo pra um profissional da maneira mais suave possível.

Pretendo dar continuidade à informação, que é um dos meus maiores objetivos, conciliada, por vezes, com as minhas opiniões e relatando o cotidiano da profissão, nos limites do Código de Ética da OAB. O trabalho nas redes continuará fazendo parte da minha rotina. Não tenho nenhum plano de encerrá-lo. (risos)

Maracaju em Foco: Quais são os planos para o futuro profissional?

Lucas Portela: Diferente da maioria dos colegas, minha vocação, desde o início da faculdade, sempre foi a advocacia. É claro que cheguei a cogitar a carreira pública – especificamente os concursos para promotor de justiça – durante um tempo, principalmente quando estagiei na 4ª Promotoria de Dourados, sob a titularidade do Promotor João Linhares Júnior, mas logo abandonei a ideia porque ser advogado é o que realmente me faz brilhar os olhos.  

Os planos são muitos, mas meu objetivo principal, que é contribuir e democratizar o conhecimento jurídico sempre estará junto comigo em qualquer situação.

Maracaju em Foco: O que a comunidade maracajuense pode esperar de um profissional relativamente novo, mas com essa bagagem de difundir conhecimentos nas redes sociais?

Lucas Portela: A advocacia nos últimos anos evoluiu MUITO e não se enquadra mais na concepção de 20 anos atrás. Com a digitalização dos processos, a explosão das redes sociais e do marketing jurídico, bem como o advento da chamada “Advocacia 5.0”, a profissão está totalmente modernizada. E eu venho acompanhando há muito toda essa evolução da classe. Por isso, a comunidade maracajuense poderá contar com um advogado atualizado e inserido na Nova Advocacia, e despido dos antigos costumes, tabus e tradições que não mais se aplicam aos tempos atuais.

Espero não só advogar para os cidadãos maracajuenses, de maneira privada, como também contribuir em projetos sociais e naquilo que eu puder agregar ao Poder Público, seja através do compartilhamento de informação nas redes sociais, seja ativamente em algum programa social.

A sociedade maracajuense poderá contar com um profissional atento às mudanças e atualizações que decorrem desse acelerado mundo globalizado que nos impõe a hodiernidade. Finaliza Lucas.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Foto de Capa: Gessica Souza

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

 


 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube