Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Maracaju: Secretaria Municipal de Saúde alerta para importância do uso de máscaras. Leia e assista.

12 mai 2020 14:15:00

| Saúde

Maracaju: Secretaria Municipal de Saúde alerta para importância do uso de máscaras. Leia e assista.

Redação

A equipe de reportagem do “Maracaju em Foco” conversou com a Secretária Municipal de Saúde Elvirana Fernandes Campato Lucchiari e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Franciele Pettenon que alertaram para o uso de máscaras como forma de prevenção ao contágio e proliferação do COVID-19.

Mesmo ainda não tendo nenhum caso confirmado na cidade, autoridades maracajuenses tem trabalhado constantemente em decretos, orientações e prevenções a chegada do Coronavírus, bem como o Hospital Soriano Corrêa mudou sua rotina de atividades para se preparar para uma eventual chegada da doença na cidade.

A Secretária Municipal de Saúde Elvirana salientou que logo quando as ações foram iniciadas o protocolo orientava que o uso de máscaras deveria ser exclusivo aos profissionais de saúde, bem como pessoas que apresentassem sintomas como coriza, tosse, febre, garganta seca entre outros, porém, agora com o novo protocolo é recomendável que toda a população faça o uso da máscara.

Quero falar a todos os cidadãos, independente da localidade, especialmente aos maracajuenses que o dever do Poder Público é montar as estratégias, seguir os protocolos dos órgãos oficiais e passar para a população, mas as ações devem vir de todos nós, todo cidadão, por isso, ressalto que tenho dois papéis como gestora responsável por trabalhar em cima das ações e a obrigação de cumprir a estratégia montada como cidadã, pedimos assim o apoio de todos.” Destacou Elvirana.

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Franciele Pettenon destacou que o município segue a risca as determinações do Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, bem como explicou quais os sintomas da COVID-19, sendo: síndrome gripal, apresentando especificamente febre, dor de garganta, tosse e coriza, tendo dois exames de identificação.

O primeiro é de zero a sete dias para quem apresenta sintomas que investiga diversos vírus respiratórios, sendo a coleta Swab Nasal, coletando das duas narinas direita e esquerda e também o teste rápido que é feito a partir do oitavo dia, sendo que esses dois métodos somente podem ser feitos por quem apresentam sintomas.” Explicou Franciele.

Por fim, ambas salientaram e reforçaram a importância do uso de máscaras, sendo a principal ferramenta, junto ao isolamento social para a prevenção do Coronavírus. Assista o vídeo abaixo e acompanhe todos os detalhes.

LEIA TAMBÉMPrefeitura de Maracaju emite Decreto Municipal obrigando uso de máscaras. Saiba mais. 

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Maracaju em Foco

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube